sexta-feira, 17 de junho de 2016

de comer e chorar por mais, Toscana

O facto de viajarmos com um grupo de amigos relativamente grande implica escolhermos restaurantes porque alguns amigos já lá estão ou porque é o sitio possível para estarmos todos juntos. 
Toscana, o paraíso da comida italiana. E nos primeiros dias foi uma decepção: pagamos bem e comemos nada de especial. Tive de me impor e recorrer à análise do TripAdvisor ;)

Duas recomendações muito boas e baratas, de paninis:

Em Pisa - L'Ostellino

Em Florença - All'Antico Vinaio

Três restaurantes verdadeiramente de comer e chorar por mais:

Em Florença Osteria Santo Spirito



Muito bom, doses muito bem servidas. Conseguimos-nos juntar quase todos no restaurante [alguns amigos com roteiros diferentes do nosso], foi um almoço prolongado muito agradável e saboroso :)

Em Siena, Il Grillo Moro




Indescritível. Fiquei muito bem com as entradas. dêem-me bons petiscos e sou feliz. 
Eu, que não sou grande apreciadora de carne, rendi-me a esta. Muito muito bom. 

Em San Gimignano, tenho de descobrir o nome ;)




A melhor massa de trufas que comi em Itália, divinal.

quinta-feira, 16 de junho de 2016

um casamento na Toscana

No fim de Maio tivemos um casamento de um casal amigo em Itália, perto de Pisa - Castiglioncello. 
Tal como fizemos quando fomos a Istambul, também para um casamento, aproveitámos para passar uma semana de férias na Toscana, com os amigos.
Fiz Erasmus em Roma, portanto tive oportunidade para viajar bastante e conhecer bem Itália. Voltar à zona da Toscana com o A., a Laura e amigos foi maravilhoso.
O roteiro foi: Pisa - Castiglioncello - Florença - Siena
Voamos para Pisa, onde ficámos a primeira noite e um dia.
Mais conversa com os amigos que foram chegando, paninis e cerveja no L'Ostellino do que passeio. A tradicional fotografia com a torre de Pisa.
Depois fomos para Castiglioncello, onde se realizou o casamento. Ficámos 3 dias no Hotel Villa Parisi, praticamente sobre o mar. Que sítio lindo!


 


De Castiglioncello fomos para Florença, com direito a uma paragem em Lucca. Porque em Itália vale a pena parar e conhecer cada uma destas cidades com centros históricos tão pitorescos quanto deslumbrantes. 

Piazza Anfiteatro, Lucca

Florença. A minha paixão, a cidade italiana de que mais gosto e não sei explicar porquê. É uma cidade que se conhece a pé, parece ter o tamanho certo, nem é pequena nem é demasiado grande, as ruas e praças são tão bonitas e românticas, as cores quentes e acolhedoras. Gosto mesmo muito de Florença. E, claro, a cozinha toscana é de comer e chorar por mais.


Depois de 2 dias maravilhosos em Florença rumamos a Siena, já em menor numero a bela grupeta que se juntou. Em Siena apanhámos alguma chuva, estivemos quase sempre dentro de restaurantes, chato ;)
Antes do regresso a Pisa conseguimos parar em San Gimignano, uma cidade medieval muito característica na zona Toscana.
As fotografias são escassas. Foi uma viagem maravilhosa, a primeira da Laura e com muitos dos nossos amigos, duas novidades. O registo ficou para segundo plano.
A seguir...de comer e chorar por mais na Toscana. E muitas saudades destes dias.