quarta-feira, 30 de outubro de 2013

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Sunday things #4

O fim-de-semana  passado decidi ficar em Lisboa. 
Descansar e trabalhar, sem correrias e viagens, e com tempo só para mim.
Sábado foi dia de trabalho, até à hora da festa de aniversário do A.
Domingo, passei o dia entre livros, artigos e PPTs...


Para terminar bem o dia, a minha querida irmã partilha a fotografia do típico jantar de domingo da "família de Coimbra"...nada de especial...[grrrrr, que inveja!!!]


Mas ontem foi dia de regressar a casa, tão bom!! :)

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Sobrinhos do coração




Sou amiga da M. há anos...os dedos das mãos não chegam para quantificar. Mais próximas, fomos vizinhas durante muito tempo, ou mais afastadas, percursos de vida, a M. esteve sempre presente quando eu precisei e acho que ela pode dizer o mesmo de mim ;)
A M. foi a noiva mais bonita que vi até hoje [e posso dizer que tenho tido alguma experiência no que toca a este assunto], tem o marido mais cavalheiro que conheço. Para além de serem um casal muito bonito, romântico e tradicional, já têm dois filhos, que nos "enchem" o coração de tão perfeitos, meigos, fofos, e tudo de maravilhoso que são. Acreditem, eles nasceram para ser pais. E que inveja [boa!!!] eu tenho disso!
O A. fez dois anos na sexta-feira, a M. tem quinze dias. 
Sábado foi dia de festa, de mimos, e de adorar esta princesa bebé.

sábado, 26 de outubro de 2013

Inspiring week


Foi uma semana tão enriquecedora e boa, mesmo boa! O ambiente e a educação na Academia são tão motivadores e inspiradores que, por momentos, parece que é e vai ser tudo fácil. 

"Read, read, read. Write, write, write", o lema de um dos professores para o primeiro ano do PhD.
"Yes, you can!", o lema de outra professora.
Paciência, resiliência e organização, indispensáveis neste percurso. 
Paixão, determinante para o sucesso! 

E as histórias, os percursos dos professores que nos acompanharam esta semana são tão ricos, cheios, que esta ginástica entre trabalhos do PhD, projeto de investigação, assegurar aulas, viagens e correrias entre cidades e pessoas tornou-se um conflito, positivo

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Ph.D.


Hoje começou oficialmente o Programa Doutoral. Uma semana de aulas, Research Design I.
Com muita pena minha, não pude assistir à sessão de abertura e receção aos alunos, da parte da manhã, porque estive a dar aula.
Mas depois de uma tarde num auditório, com alguém inspirador a falar, por aqui estamos assim...um misto de entusiasmo, satisfação e sensação de objetivo cumprido, e medo, de não ser capaz de gerir todas as responsabilidades associadas a esta nova fase profissional.   

Fim-de-semana em imagens #7







Uma escapadela com o A. Fomos até Fátima, passeámos, descansámos e jantámos no querido Tia Alice.
Carregar baterias para uma semana em Lisboa. Dar aulas, preparar aulas, assistir a aulas.
Boa semana!

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Maleitas da idade, e não só #2

No seguimento deste post, da ausência e das ansiedades dos últimos dias.
E porque há males que vêm por bem.

O Tio J. teve dois AITs, foi ao médico, fez medicação. O colesterol baixou e a carótida ficou menos entupida. No meio de tantos tios, há um tio que é médico e, desconfiado da rápida evolução referida pelo médico que acompanhava o Tio J., pediu um exame, para ver como estava de facto a dita veia. O exame permitiu ver todas as veias do tio J.. E foi assim que se descobriu o aneurisma no cérebro.  
O tio J. é o tio pateta e disparatado, o tio das brincadeiras, o tio chato, o tio tudo. E como nós cá em casa gostamos de forma especial deste tio. Desde o dia em que soube, nas férias na Tocha, foram poucas as noites em que não sonhei com o tio a cair, inerte. Medo que aquela coisa rebentasse. Aquela coisa que qualquer um de nós pode ter e não saber. Aquela coisa que o tio J. tinha. Que poderia ter andado uma vida inteira com ele. Ou que, a qualquer momento, poderia rebentar. Segundo o médico, seria o mais provável, recebermos más notícias dentro de pouco tempo, pelo estado e aspeto da "bolha". 
Hoje faz duas semanas que o tio foi operado. Dei a aula, que não foi aula, e fui para o Hospital da Luz. O tio J. já estava na UCI, ainda totó da anestesia, mas já com as patetices, disparates e brincadeiras que o caracterizam.
Hoje o tio foi ao hospital saber os resultados do exame que fez ontem, está tudo bem. Sem aneurisma. 
No dia da sardinhada na Tocha o tio dizia "43 anos neste carrossel que é a vida"...se a coisa corresse mal. Agora eu digo, foi a primeira coisa que lhe disse quando o vi...
...tio, pelo menos mais 43 anos neste carrossel que é a vida. 

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Shall we dance?

Hoje foi dia de voltar à dança, com a bebinha. Estou a descobrir uma nova paixão :)


Parabéns Bebinha, no Porto

A minha irmã fez anos no Sábado e desafiou-nos, a mim e à mami, para irmos passar o fim-de-semana ao Porto. Mudar de ares, matar saudades das férias e dos momentos a 3, passear, comer bem e descansar. Não consegui, infelizmente, abstrair-me das preocupações com as aulas, mas soube-me muito bem esta visita ao norte. 
Fomos na sexta-feira de manhã, almoçámos no L'Kodac, em Leça da Palmeira. Recomendo, recomendo, recomendo!! Sushi para mim, risotto para a mana e peixe grelhado para a mãe, num espaço e ambiente sui generis, em cima da praia. Um sitio onde com certeza irei voltar! À tarde fomos até ao Mercado do Bom Sucesso, passeámos na Ribeira, onde bebemos um copo de vinho com vista sobre o Douro no Wine Quay Bar, e jantámos no Pimms. 
Sábado, dia de aniversário da Bebinha, passeámos pela baixa do Porto, conheci a Amorefrato [se vivesse com uma Amorefrato perto, rebolava!! ;)] e jantámos no Terra, na Foz. Queria ter ido ao Cafeína, mas quando liguei para fazer reserva já estava cheio. O Terra fica mesmo em frente, é dos mesmos donos e será certamente igualmente bom. O ambiente é sofisticado e requintado e, ao mesmo tempo, familiar. Convida a estar e saborear. Podem ver mais aqui.
Domingo, dia de regresso a Coimbra [e eu a Lisboa]. Fomos beber um chá a Matosinhos e decidimos ir almoçar ao Shis, sem reserva, convencidas de que não haveria problema porque ainda era cedo. Claro que não conseguimos mesa, mas foi-nos sugerido o restaurante Bar Tolo, onde fomos muito bem recebidas.
Mais um fim-de-semana ótimo com as minhas princesas, muita gula e sítios a registar para voltar.  




L'Kodac
Mercado do Bom Sucesso, gostei muito! [Já sabem como adoro mercados!]

Porto

Livraria Lello

Leitaria da Quinta do Paço, os melhores éclairs [e eu não gosto de éclairs!!!]
No passeio das virtudes 
Amorefrato | Gelado de vinho do porto


Pratos no Terra


Bar Tolo

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Destes (não) dias...

Estou oficialmente sem tempo para nada! Apesar de ir a Lisboa, para já, duas vezes por semana, a preparação das aulas ocupa [quase] na totalidade os outros dias da semana. E, depois, há outros percalços que não têm ajudado, mas isso fica para outro dia. Não quero deixar o blog, quero aprender a gerir novamente o tempo, porque quero continuar a registar tudo, para mais tarde recordar. Enfim, a minha memória não é lá grande coisa, bem o sabe quem me conhece, e sempre gostei de vir ao blog partilhar e relembrar :)
Tinha alguns rascunhos guardados, que já não faz sentido preparar e publicar. Paciência. Vamos tentar ser mais assíduas a partir de hoje, com algumas coisas destes não dias que têm sido a minha vida ;) 

Fim de Setembro, inicio de Outubro, já não sei...a mana "obrigou-me" a viver para além dos livros
Guru, com a nossa adorada Custódia Galego :)


Eu Professora, mana aluna [e assim se treina...]

Uma experiência que adorava continuar, aulas de dança com a mana [ela tem esperança ;)]

Café Lisboa | Almoço de família | RECOMENDO!!! :)

Café Lisboa | Dessert 

Bebinha e Martinha :)

Uma tarde de estudo num dos locais de que mais gosto em Lisboa