segunda-feira, 13 de abril de 2015

De comer e chorar por mais #27 | A Taberna

A Taberna é um clássico de Coimbra. Lembro-me de ir à Taberna com os meus pais e com a familia quando era pequena. Nos anos mais recentes [faz mais de cinco anos] lembro-me de ir à Taberna com a minha mãe uma ou duas vezes. 
A Taberna é um restaurante de comida tradicional portuguesa, à moda antiga. O atendimento tão cuidado e familiar quanto rápido e eficiente. O ambiente é tranquilo e acolhedor. Apesar das paredes de pedra antiga em tons cinza, a cozinha aberta e o forno de lanha aquecem o espaço. É tudo preparado ali, entre os sons dos talheres e pratos, tachos e brasas. 
As minhas meninas optaram pela posta de vitela mirandesa. Especialistas em carne, ficaram rendidas logo à partida, no corte da carne. Eu optei pela sugestão do dia, atum braseado com molho de ervas. Não foi amor à primeira vista porque o atum tem um sabor muito particular e intenso. Mas depois da segunda ou terceira garfada rendi-me. Maravilhoso, acompanhado pelas guarnições servidas, para todos os gostos, e pelo fresco vinho branco da casa. 
No final, partilhamos um quente e frio. 
Como li algures, a surpresa foi o preço. Tinhamos ideia que a Taberna praticaria preços proibitivos. Excelente relação qualidade-preço. 
Muito boa escolha, deliciem-se ;)

Atum braseado

Posta de vitela mirandesa