sexta-feira, 28 de junho de 2013

[Quase] fim-de-semana!

Quase, porque hoje há formação. Mas dar formação é e não é trabalho, portanto...quase, não conta. 
Fim-de-semana a chegar e com ele, o meu amor. 
Amanhã, dia de [mais um] casamento. Domingo, dia de sol e fare niente.
Bom fim-de-semana!

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Tempo


Uma das minhas formandas fez uma apresentação sobre Banco do Tempo [conceito que desconhecia] e apresentou este video, trailer de um documentário, Living Without Money, que me deixou a pensar...e me fez recordar uma crónica do Miguel Esteves Cardoso...

"Perder tempo não é como gastar dinheiro. Se tempo fosse dinheiro, o dinheiro seria tempo. O tempo vale muito mais do que o dinheiro (...). As pessoas dizem time is money para apressar quem trabalha. A única maneira de comprar tempo é de precisar de menos dinheiro para viver, para poder passar menos tempo a ganhá-lo. E ficar com mais tempo para trabalhar no que dá mais gosto e para ter o luxo indispensável de poder perder esse tempo a fazer ninharias e a ser-se indolente."

Como a senhora do filme diz, [por vezes] money distracts us from what is important. Cada vez mais me convenço de que o dinheiro é importante, mas não é tudo. E estes últimos meses, com muito menos dinheiro, mas com mais tempo, são a prova disso. Tempo para mim, para fazer e lutar pelo que gosto e quero, tempo para as minhas mulheres, para o meu amor, para os meus avós, para os meus amigos, para os meus primos, para a minha família. Não foi sempre fácil e bonito mas sei que, se tudo correr bem, um dia vou sentir muitas muitas saudades deste tempo <3

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Há dias e dias

Ontem. Sem trabalho [ainda aguardava feedback do artigo enviado à Professora]. Sem formação [o único dia desta semana]. Apesar do calor imenso convidar à praia, precisava mesmo de descansar, de sofá. Acordar tarde, ginásio, almoço com as minhas mulheres. Tarde de leitura e literatura para o verão, na Bertrand. Final de tarde com direito a massagem relaxante, oferecida pelo ginásio quando me inscrevi, na clínica de estética e SPA Dermofashion. Soube taaaao bem! Se normalmente já é bom, quando é oferecida e gostamos, melhor! Fiquei zen, pensava eu para a semana toda. Podia ser [quase] sempre assim...
João Tordo | José Luís Peixoto | Miguel Sousa Tavares
A minha vista relaxante, com chá no final 

Hoje. Preciso de um dia igual ao de ontem. 
Queremos fazer as coisas de forma correta e não chatear os tios médicos. Fui com a minha irmã para o posto médico, análises e exames de rotina. Chegámos às 8h30, fomos atendidas às 13h. Pelo meio resolvemos vir a casa fazer tempo, risco o carro a sair do parque, entalado por outros dois carros, corremos para a oficina para tentar remediar o estrago. Chego a casa, vejo o e-mail, feedback da Professora, trabalho, novo artigo e reuniões. Nada de ginásio. Formação ao final do dia, com este calor. Hora: 15h30; Sensação de hora: 22h30 [Adaptado temperatura; sensação térmica]. Baaaah....

terça-feira, 25 de junho de 2013

O que foi o fim-de-semana, 1200 km

Sábado acordamos com os telefones do A. a tocar: toca o espanhol, toca o português, toca o espanhol. O A. lá se levantou, a muito custo, para atender o telemóvel. Era um colega, que estava numa obra em Barcelona e precisava de uma guia que não tinha seguido na encomenda. O A. foi à fábrica, verificou que a guia estava lá e ligou-me, desolado, porque tinha de ir a Barcelona levar a peça. Chegou a casa, desnorteado de todo, a  insultar tudo e todos, era uma vez o nosso fim-de-semana. Desculpa. Ficas cá, vais à piscina, descansas e pelo menos tu aproveitas o finde. Consegui convencê-lo de que ia com ele [nunca o iria deixar fazer aquela viagem sozinho, sob stress]. Fomos diretos a Barcelona, tal eram os nervos. Depois da guia entregue e a situação resolvida [penalizar os responsáveis, quero ver o A. a dar na cabeça à equipa e descontar-lhes horas ou ordenado], resolvemos ficar em Barcelona. Fomos ao Starbucks beber um capuccino, analisar o booking e reservar hotel. O que o meu amor me faz. 
Não foi o fim-de-semana que planeámos mas, sem dúvida, com ele é sempre o melhor fim-de-semana <3
Hotel Sagrada Família | Rooftop 
Sagrada Família

O A. pesquisou no TripAdvisor um restaurante para nós. Eu queria ir à Casa de Tapas Cañota [falei aqui] mas o A., que contraria sempre este meu hábito de querer ir sempre aos mesmos sítios e não gostar de arriscar conhecer coisas novas, não me deu ouvidos. Fomos a outro restaurante, igualmente maravilhoso. 336.

O A. a preparar o pão com alho, azeite e tomate para nós <3
Entradas | Estes espargos eram qualquer coisa...!!!
Peixe e carne, o meu e o dele
Sobremesas

Depois do jantar fomos a pé até à Rambla, descemos e subimos a rua e regressámos ao hotel. No domingo foi dia de regresso a Villa, e a Coimbra.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

O que era para ser o fim-de-semana

À sexta-feira o A. sai sempre mais cedo do trabalho [o que é ótimo quando vem a Portugal] e, com o calor que estava em Villaviciosa [zona de Madrid onde o A. trabalha e vive] decidimos ir até à piscina do Health Club onde o A. vai, para aproveitar também a zona do SPA. O condomínio tem uma piscina, mas é mais pequena, pelo que falámos com a senhora do Health Club para irmos também no sábado e domingo, eu como convidada do A. Sem problema. Previa-se assim um fim-de-semana de descanso, piscina, leitura, jantares e passeio, à noite, em Madrid, com roupas leves e aragem fresca que compensa o calor abafado do dia. E assim foi o dia de sexta-feira...
Tarde de piscina
Fim de tarde no jacuzzi 
O top novo da MD e a minha trança, que eu fiz!!! [temos de arranjar uma solução para as costas do top!]
Sair para jantar
Tinto Verano no Candela, podem conhecer aqui
Tostada para compartir :)
Gin para terminar: Hendricks para mim e Ish para ele 

Parabéns, minha Coimbra!

Foto retirada das redes sociais

A Universidade de Coimbra, a Alta e a Sofia foram classificadas como Património Mundial pela UNESCO. Que orgulho!
E, sendo um momento de grande felicidade para todos os que amaram e amam esta cidade, deixo-vos os versos do meu Bisavô Pinto, sobre Coimbra:

"Minha Coimbra,
Tu és cheia de beleza
És a cidade mais linda
Desta terra portuguesa.

Sem enredos
A Rainha só tu és
Com o ~mondego
Eternamente a teus pés.

E em noites aluaradas
De tão lindos arrebóis
És docemente embalada
Pelo cantar dos rouxinóis.

Tudo em ti prende e encanta
Tudo tem a claridade
Desde a Rainha que hoje é Santa
Ao Penedo da Saudade.

Vista ali do Vale do Inferno
Esta Coimbra a rebrilhar
Faz nascer desejo eterno
De nunca mais te deixar."

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Hola verano, hola Madrid!



Esta semana o finde começa um bocadinho mais cedo, e vai ser passado por aqui, Madrid.
A melhor forma de dar as boas-vindas ao Verão, que espero que tenha chegado para ficar. 
Bom fim-de-semana! 

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Massimo Dutti

Desde o inicio do ano tenho andado a leste de compras. Só no que a casamentos diz respeito. Ah, e no meu aniversário também me presenteei com alguns mimos. 
Ontem soube que os saldos da Massimo Dutti começavam hoje, não resisti!!!
Antigamente nunca se encontrava nada nos saldos na MD. Pedia sempre a minha mumy para se lembrar de mim quando recebia a mensagem relativa às promoções para clientes, porque quando chegava a vez do comum mortal, não cliente oficial da marca, nada restava. E, desta forma, era sempre uma surpresa! 
Agora fazem promoções durante o ano, no meio de coleções, e terminaram com as promoções para clientes. Surpreendentemente, ou devido à crise, a loja estava bem recheada.
Não resisti, ainda bem! Consegui trazer uns mimos que, afinal, bem mereço! :)


terça-feira, 18 de junho de 2013

Continuamos em modo saudável

Apesar da rambóia dos fins-de-semana e de, definitivamente, não conseguir cumprir à risca uma dieta, continuamos a ter atenção à alimentação e o peso tem-se mantido estável entre 56 kg e 57 kg, o que me deixa muito feliz. Quase todos os dias vou ao ginásio e já comprei o livro A Dieta dos 31 Dias, pelas receitas maravilhosas e pela informação sobre os melhores alimentos, nomeadamente no que respeita aos seus índices glicémicos, e para não estar sempre a "chatear" as meninas do Go go girls [que por sinal tem estado parado!]. 
O interesse nos índices glicémicos surgiu porquê? Numa das sessões de formação, à cerca de duas semanas, analisámos o valor da glicémia e...assustei-me. Jurei fechar a boca a doces. Dois dias depois, estive num seminário, coffee break e conversa com a minha Professora, qual glicémia qual quê, toca a comer bolinhos doces com o café. Depois do seminário fui a correr para casa dos meus avós, trouxe a pequena máquina para ver os ditos valores em jejum, tudo dentro da normalidade. Mas quem me conhece sabe da minha dose de hipocondrice, e como tenho historia de diabetes na família paterna, toca a analisar tudo o que é alimento e ter cuidados redobrados [exceção brigadeiros no fim-de-semana].
Tenho evitado [mesmo!] os doces, iogurtes só naturais, nada de misturar peças de fruta e faço sempre que posso estas receitas boas e saudáveis. Deixo-vos algumas sugestões, da semana passada e desta semana...

Cogumelos e tomate com ovo mexido | Courgette no forno com alho em pó | Frittata de beringela e gambas (receitas do livro)

Tomate com ovo e mangericão, no forno, receita daqui

Requeijão com cebolinho, cogumelos e pimentos (adaptada do livro)

Beringela recheada com cogumelos, pimentos e tomate com queijo por cima. Não tinha queijo mozzarella, fiz com queijo flamengo light (adaptada do livro)

domingo, 16 de junho de 2013

Fim-de-semana em imagens #2




O A. chegou na sexta-feira à noite já tarde, mas ainda conseguimos ir jantar à Figueira da Foz, a um dos restaurantes que nos recebe sempre tão bem. Fomos ao Cantarinha, optámos pelo bacalhau gratinado da casa. Falei deste maravilhoso restaurante aqui.




Depois de jantar fomos dar uma volta ao Picadeiro e ao casino, onde não resisti aos brigadeiros de chocolate branco da feira do chocolate. Que coisa boaaa!!! 



No sábado acordámos tarde, fomos dar um passeio à beira-mar, almoçamos um peixinho grelhado no restaurante Sporting e rumámos ao nosso Cabedelo, que nunca nos dececiona. Maravilhoso final de tarde, maravilhoso recarregar energias com o cheiro e o friozinho bom desta praia. 

O lanche típico no Cabedelo

 

Almoço de hoje, hambúrguer no Cocktail [depois de uma noite mais longa com os amigos]

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Bom fim-de-semana!!

Artigo terminado e enviado para validação e nova ação de formação confirmada para segunda-feira. Tão bom! Hora de desligar do mundo, olá fim-de-semana!

Maleitas da idade, e não só

Ontem o super tio, o irmão mais velho da minha mãe que se auto-intitula desta forma [maravilha!:)], foi operado ao apêndice. Aquilo já estava tão preto que teve de ir à faca, a nova tecnologia dos furos [leiga na matéria, cirurgia laparoscópica] revelou-se insuficiente e teve de ser "aberto". Agora é esperar para ver como corre a recuperação, mas já lhe disseram que fica pelo menos uma semana internado. Na segunda-feira, quando nos encontramos todos em Lisboa, o super tio já se queixava com dores no lado direito e a minha tia lá o levou ao hospital, mas as análises ainda não apresentavam qualquer alteração. O panorama, nesse dia, era o seguinte: a minha mãe, não satisfeita com o fim-de-semana com as filhas, arranjou uma lombalgia; o meu tio, segundo mais novo [isto não é fácil, são muitos!], teve um AIT há muito pouco tempo, pelo que anda a família toda preocupada, pelos vistos já foi um segundo episódio, o tio J. foi obrigado a  deixar de fumar comer cigarros mais propriamente e esta fase ainda é de risco. Mas, bem disposto como sempre, e como se não fosse nada com ele, passou a tarde a gozar com o apêndice do super-tio. 
Basta estar vivo. Mas são, também, reflexos da idade, de tabaco, colestrol alto e stress que, não satisfeitos, se acentuam e agravam com o passar do tempo. Só quero que ambos recuperem, que tudo corra bem. Amo tanto esta família que não aceito que os anos passam por eles, que até agora tiveram a idade que tinham desde que me lembro deles.  <3 


quinta-feira, 13 de junho de 2013

A semana dos feriados de junho

A semana dos feriados de junho há alguns, muitos, anos atrás era sempre passada em família, em Vilamoura. a Avó Zá [Zazá Reis durante esta semana específica, brincadeiras dos meus tios], o meu tio avô Z., e a sua família, os irmãos da minha mãe, nós, [eu, a mana e os meus pais] e a minha prima M.. Os primos mais novos ainda não eram nascidos. Adorava esta semana, alugávamos umas vivendas no aldeamento Vilamoura Ténis, que tinha uma piscina no meio das casas, onde passávamos o tempo em que não estávamos na praia. Temporariamente vivíamos uns ao lado dos outros, nós crianças acordávamos e corríamos para a casa dos tios que queríamos ou preferíamos nesse dia, cada dia um diferente, claro!, concretização de um dos sonhos de qualquer infância. O que acontece é que nessa época, pequenas crianças felizes com uma piscina à frente de casa, não sabemos dar valor às coisas de valor. O tormento diário acontecia quando chegava a hora de ir para casa preparar-nos para jantar. Fazíamos quilómetros para jantar. Ainda me lembro do Roteiro do Expresso com os melhores restaurantes do Algarve [se não estou em erro] que o meu pai e os meus tios guardavam com tanta precaução e zelo. Casa Paixanito, Mula Cheia, Vila Lisa, Sueste, Àbabuja, O Jacinto são alguns dos restaurantes de que me lembro muito bem, tal foi o meu trauma.

Podemos repetir esta semana agora? Os mais pequenos faltam às aulas, não há problema! Brincadeirinha...Afinal, também têm direito a conhecer este programa que, durante alguns anos, foi tradição na nossa família! :)

Sabemos que dificilmente poderemos repetir este programa, estas semanas, somos muitos, mais, cada um com a sua vida, as suas responsabilidades e disponibilidades, sejam miúdos ou graúdos. E por isso, são mais também. São mais as saudades e a nostalgia, nesta altura do ano ou sempre que relembramos esta semana <3 

Continuo a não gostar de fazer quilómetros para jantar. Vou aos restaurantes que conheço ou que me são recomendados, perto do local onde estou instalada. Nunca mais voltei à Casa Paixanito, ao Mula Cheia nem ao Vila Lisa [talvez este ano consiga ir ao Vila Lisa]. Ao Sueste e ao Àbabuja tenho ido sempre que vou ao Algarve. Também não voltei ao Jacinto, porque descobrimos o Três Palmeiras, também em Quarteira, com a mesma qualidade e por metade do preço. 

A nossa varanda

A nossa varanda tem agora uma amoreira e uma fambroeseira. Estes frutos são sempre tão caros no supermercado e facilmente podemos ter em casa.
 [Obrigada queridos formandos, estamos sempre a aprender]. 
Aguardo ansiosamente por provar as framboesas e amoras e, se a coisa correr bem, vou pedir mais uma planta de cada ao meu tio-avô, que mas ofereceu <3
[Alguém quis ser protagonista, ficou com ciúmes ou...
...também está de olho nas amoras e framboesas que aí vêm].

terça-feira, 11 de junho de 2013

Fim-de-semana em Lisboa

Decidido na véspera, e depois de um último dia de formação com um grupo que vai deixar saudades, lá fomos as três, eu a mana e a mãe, rumo a Lisboa. Chegámos à hora de jantar e, como prometido, fomos ao Cantinho Lusitano. A simpatia, receção e qualidade de sempre. As mulheres da minha vida adoraram, o que me deixa mais feliz e com a certeza de que vou ter sempre um carinho [e tendência] para este Cantinho que nos enche a alma [e o estômago]. 


O jantar foi tãaaao bom que a satisfação e animação nos levaram até aos Santos, em Alfama [Ao contrário de todas as expectativas para uma noite depois de um dia de trabalho e uma viagem].



Domingo a minha Licas [amiga do <3] foi ter connosco a Lisboa e fomos até ao Palácio da Ajuda ver a exposição da Joana Vasconcelos. Estava bastante curiosa e expectante. Gostei muito da exposição e de conhecer o Palácio da Ajuda. De facto a Joana é acima de tudo uma criativa.

  

Depois da visita ao palácio passámos no LX Factory, por sugestão da Licas, para conhecer o "Bolo da Marta", na Livraria Ler Devagar. Uma tarde muito bem passada, com um lanche de fazer crescer água na boca e as histórias do Sr. Pietro.

Bolo da Marta | Livraria Ler Devagar 

As máquinas do Sr. Pietro | Os filmes e a máquina do tempo | Delicioso <3

Roupas leves (rendi-me às alprecatas que vi por aqui)

No final do fia fomos ao Teatro Rápido, no Chiado. Eu e a minha irmã somos apaixonadas por esta arte. Quatro peças diferentes, cada uma com 15 minutos. Problemas atuais,críticas, humor, drama. Acabámos por jantar no Chiado, na Brasserie de L'Entrecôte, para grande satisfação da minha irmã que não conhecia e adoraaa boa carne. 

Ontem fomos até à Comporta [em principio este Verão vai ser por lá], almoçámos na praia, no Comporta Café. Só faltou o sol, que espreitou quando estávamos de saída. 



Inesperadamente, ainda passámos em casa de um dos tios e encontrámos a familia quase toda <3

Que fim-de-semana maravilhoso! 

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Cantinho Lusitano | De comer e chorar por mais #7

[Esta semana escrevo com delay...]
Na segunda-feira fui a Lisboa, tive reunião com a Professora com que estou a trabalhar. Aproveitei a boleia dos meus tios-avós, que foram ver a exposição da Joana Vasconcelos ao Palácio da Ajuda. A minha mãe e as minhas tias já foram [sem mim!!! Ok, estava em Barcelona...] e adoraram. Os meus tios e a minha prima adoraram. Cheguei a casa a pensar que tinha de marcar urgentemente um fim-de-semana em Lisboa. Depois, na quarta-feira, deparo-me com um artigo na Time Out sobre o Cantinho Lusitano, restaurante onde ia imensas vezes quando vivia em Lisboa. Sei que aparentemente uma coisa não tem nada que ver com a outra, mas o que é certo é que vou passar o próximo fim-de-semana a Lisboa com as minhas mulheres :) Joana Vasconcelos e Cantinho Lusitano no programa. 
E lembrei-me ainda não recomendei no blog este Cantinho que é dos restaurantes mais simples e saborosos mundo

Faz cerca de 2 anos [o Cantinho Lusitano fez ontem 2 anos, Parabéns!], estávamos com amigos em Lisboa, surge a questão onde vamos jantar? Marquei jantar no restaurante Lisboa à Noite, no Bairro Alto, que conheci  com a família num aniversario da minha mãe, e nunca mais tive oportunidade de voltar [também porque é um restaurante com preços acima da média]. Fiz a reserva mas o A., não convencido porque iríamos pagar bem, resolveu chegar a casa e pesquisar [muito gosta ele de o fazer]. Encontrou o Cantinho Lusitano no TripAdvisor, boa pinta, acessível. Lá fiz o papel, contra vontade, liguei para o Lisboa à noite a desmarcar com uma mentirinha [peço desculpa!].
Quem diria que iria conhecer o "meu restaurante" em Lisboa, barato e muito, muito bom. O restaurante é de um casal, ele é o chef, ela acompanha-nos e recomenda, sempre o melhor! Jantamos várias vezes, em ocasiões diferentes [nomeadamente dias dos namorados] Almoçámos várias vezes, o prato do dia, as melhores pataniscas de bacalhau de sempre! Recomendo a todos os que me perguntam por bons restaurantes em Lisboa. E, por incrível que pareça, só ainda não levei lá a família. É agora! 

Deixo-vos a recomendação da TimeOut, que o faz melhor do que eu, e algumas fotografias. Os pratos referidos na TimeOut são OS pratos ;)


 Não me lembro, mas nem deu tempo para fotografar o prato completo :)

 Farinheira com doce de pimentão

Terra D'Alter, sempre [recomendado por eles] | Croquetes de Alheira com queijo da ilha | Pão de Mafra 


Espargos com ovo escalfado

Cogumelos recheados

 Reserva do dia dos namorados

 Sobremesa do dia dos namorados também, se não me falha a memória