A semana dos feriados de junho há alguns, muitos, anos atrás era sempre passada em família, em Vilamoura. a Avó Zá [Zazá Reis durante esta semana específica, brincadeiras dos meus tios], o meu tio avô Z., e a sua família, os irmãos da minha mãe, nós, [eu, a mana e os meus pais] e a minha prima M.. Os primos mais novos ainda não eram nascidos. Adorava esta semana, alugávamos umas vivendas no aldeamento Vilamoura Ténis, que tinha uma piscina no meio das casas, onde passávamos o tempo em que não estávamos na praia. Temporariamente vivíamos uns ao lado dos outros, nós crianças acordávamos e corríamos para a casa dos tios que queríamos ou preferíamos nesse dia, cada dia um diferente, claro!, concretização de um dos sonhos de qualquer infância. O que acontece é que nessa época, pequenas crianças felizes com uma piscina à frente de casa, não sabemos dar valor às coisas de valor. O tormento diário acontecia quando chegava a hora de ir para casa preparar-nos para jantar. Fazíamos quilómetros para jantar. Ainda me lembro do Roteiro do Expresso com os melhores restaurantes do Algarve [se não estou em erro] que o meu pai e os meus tios guardavam com tanta precaução e zelo. Casa Paixanito, Mula Cheia, Vila Lisa, Sueste, Àbabuja, O Jacinto são alguns dos restaurantes de que me lembro muito bem, tal foi o meu trauma.
Podemos repetir esta semana agora? Os mais pequenos faltam às aulas, não há problema! Brincadeirinha...Afinal, também têm direito a conhecer este programa que, durante alguns anos, foi tradição na nossa família! :)
Sabemos que dificilmente poderemos repetir este programa, estas semanas, somos muitos, mais, cada um com a sua vida, as suas responsabilidades e disponibilidades, sejam miúdos ou graúdos. E por isso, são mais também. São mais as saudades e a nostalgia, nesta altura do ano ou sempre que relembramos esta semana <3
Continuo a não gostar de fazer quilómetros para jantar. Vou aos restaurantes que conheço ou que me são recomendados, perto do local onde estou instalada. Nunca mais voltei à Casa Paixanito, ao Mula Cheia nem ao Vila Lisa [talvez este ano consiga ir ao Vila Lisa]. Ao Sueste e ao Àbabuja tenho ido sempre que vou ao Algarve. Também não voltei ao Jacinto, porque descobrimos o Três Palmeiras, também em Quarteira, com a mesma qualidade e por metade do preço.