um tio padrinho santo. santo porque tem o altruísmo e a descrição de um. porque acredito que faz milagres, à sua maneira [é médico]. mas santo, pela capacidade que tem de ir além, de querer saber mais, de se preocupar e de dar vida aos outros. um tio santo. porque ao mesmo tempo não parece humano e real. está muitas vezes presente, mas sempre distante, numa harmonia errada. a minha mãe e os meus tios tiveram um tio, que era o tio doutor [advogado]. quando a minha mãe fala nesse tio fala de alguém sério. sisudo. de respeito e com respeito. com conhecimento. é assim que vejo o meu tio padrinho. menos sisudo, talvez.
foi o meu tio doutor que salvou a vida ao meu tio z., ao meu tio j., à minha prima e. e à minha mãe. são muitas vidas. é ele que faz acontecer para tudo se resolver. o médico do meu tio j. disse que estava tudo bem, o meu tio desconfiou, pediu exames novos, descobriu o aneurisma. a minha mãe teve cancro da mama, o meu tio confiou em quem acreditou e acompanhou sempre. o meu tio z. já foi operado por ele a um aneurisma no peito. a minha prima e. quis ser operada por ele a um tumor nos intestinos.
a minha mãe esteve novamente nas mãos do meu tio, numa semana que foi angustiante de preocupação. a semana passada. porque outros não fizeram bem o seu trabalho.
a minha tia R., que fez sexta-feira 70 anos, não viu a sua festa surpresa ser cancelada porque era surpresa. porque o médico que a seguia há anos desvalorizou os sintomas e o seu problema de coração, problema e médico de uma vida. quem fez alguma coisa para a minha tia R ser bem acompanhada. o meu tio.
santo. porque faz mais do que pode e move montanhas para cuidar dos seus. os outros "abrem" mares para salvar vidas, dão pão aos pobres, que se transforma em rosas. o meu tio dedica a vida dele aos outros.
lembro me de ser pequena e ler talvez no Diário de Coimbra um texto que uma recém mãe escreveu para ele, depois de se ter cruzado com o meu tio nas urgências. lembro-me de sentir orgulho. muito. ele não é assim só com a família. não pensem. ás vezes chegamos lá a casa, para jantar ao domingo à noite, e ele está no escritório. a estudar. soluções. para problemas que surgem ou que lhe aparecem entre mãos. não baixa os braços nem desiste. nunca.
eu sei. tenho um tio santo. que é um orgulho. que olha por nós. e eu só tenho pena que ele não olhe por ele, também.