quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Doutoramento e a vida

Hoje foram publicados os resultados das candidaturas às Bolsas de Doutoramento da FCT. Candidatei-me em Setembro, com a empresa, no sentido de continuar o meu projeto de investigação. 
Sei que já tenho um ano feito, com sucesso. Com muito trabalho. Sei que o meu projeto é muito interessante. A empresa abraçou-o e candidatou-se comigo à bolsa. E o painel de avaliação assim o disse.
Mas não foi o suficiente. Os resultados sairam hoje, não me foi atribuida bolsa de investigação. 
Quando vi o resultado fiquei triste. Tanto trabalho e dedicação, em vão. Depois dos primeiros segundos de tristeza, senti alivio. O ano passado foi um turbilhão. Sei que este ano não vai ser fácil. E decidi que quero um ano mais calmo e tranquilo, na minha gestão. Quero tempo. Quero estar presente e viver o presente. Um dia de cada vez. Este resultado ajuda-me neste sentido. Vou ter mais tempo para mim e para os meus, ter menos responsabilidades, prazos e menos pressão. Mais tranquilidade, mais oportunidades em aberto também. 
Preciso desta pausa, eu. Para alinhar vontades, ideias, sonhos e projectos. 
Sabia que Fevereiro seria um mês decisivo em alguns aspetos. Este chegou mais cedo. 
Vamos aguardar pelos próximos. Um dia de cada vez. Com calma e serenidade. Como tenho conseguido fazer até agora [muito orgulho de mim].