quinta-feira, 30 de maio de 2013

Parabéns A., Parabéns Fangas

O A. veio ontem, conseguiu tirar férias para jantarmos os dois ontem, passarmos algum tempo juntos e prepararmos as coisas para o casamento que temos no sábado com calma. Estive a dar formação à noite, o A. também chegou tarde, pelo que só conseguimos jantar à meia-noite.
E onde é que servem jantar à meia-noite em Coimbra? No Fangas! Não conhecíamos, foi-nos sugerido pelo Gil do restaurante Dona Especiaria à cerca de um ano [acho que ainda não falei aqui, também excecional!], mas quando fomos para conhecer, estava cheio. Nunca mais se proporcionou voltarmos, mas tinha cá na ideia ir conhecer o Fagas assim que fosse possível. Vi no facebook que está aberto até à uma da manhã e fiz a reserva.
Gostámos muito! É O restaurante em Coimbra que é a nossa cara. Fangas: petiscos, doses pequenas que permitem variedade, qualidade, tranquilidade, simpatia :)
E todos os produtos são de origem nacional. 
Ficam as fotografias...

Vinho Quinta do Soque

Azeitonas marinadas em gengibre [asneira!] e rolos de requeijão e tomate cereja

Tomate recheado com...[não me lembro do nome] e amêndoa

Tarte de morcela e puré de maçã

Sobremesa [e para terminar o vinho]: queijo 

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Parabéns A.!

Foi há 3 anos. Foi muito fácil apaixonarmos-nos um pelo outro. Já nos conhecíamos, mas sem o convívio próximo típico de uma relação que vai acontecer. E pronto. Desde há três anos que sou uma pessoa muito feliz e apaixonada, sempre. De forma intuitiva vivemos em sintonia, contam-se pelos dedos das mãos as vezes que nos chateamos. Partilhamos os mesmos valores, desejos e sonhos para o futuro. A nossa relação sempre foi leve e fácil, a gestão de momentos para os dois, momentos com as famílias, momentos com os amigos. Lidamos bem e em conjunto com todas as adversidades, principalmente a distância, que a partir de certa altura foi uma constante na nossa relação. Longe ou debaixo do mesmo teto, conseguimos viver em sintonia, sem grandes exigências ou cedências de parte a parte. Costumo dizer que o A. é o meu descomplicador. É uma pessoa feliz, está sempre de bem com a vida e isso acaba por contagiar quem convive com ele. Sem dúvida, tornei-me uma pessoa menos complicada graças a ele. Sei que fez [e faz] sempre o que está ao seu alcance para eu estar bem, para estarmos bem. Sempre me apoiou, em todas as decisões que tomei ao longo destes anos. O A. dedica-se a nós sempre, motivo pelo qual o admiro e tenho o maior orgulho nele. No entanto, a gestão de uma crise não é fácil quando as expectativas são elevadas. Mas não posso deixar passar este dia em branco. Parabéns A. Pela pessoa maravilhosa que és. 

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Mimos e descanso

O fim-de-semana cá em casa foi para descansar, relaxar e receber mimos, de nós para nós. Sem preocupações de registo, por isso não há fotografias, de horários ou outfits. 
Sábado acordámos cedo, fomos à Perfumaria Paloma fazer um tratamento à pele com as simpáticas meninas da Carita. Depois passámos no Gourmet da Maria para provar as delicias deste espaço. Não conhecia, só de ouvir a minha irmã falar, adorei! [Só penso na próxima oportunidade que terei para ir novamente lá]. Pedimos iogurte natural com alguns ingredientes e topping na tentativa de não estragar a dieta. A mana pediu scones com doce e chá gelado.

Créditos da foto: mana

Sábado à tarde foi para esplanar com as amigas e à noite jantar com a família na Cervejaria Praxis, aqui mesmo ao lado de casa. Foi a refeição da asneira, bife com molho cervejeiro e batatas fritas. Que bem que soube! 
Domingo foi dia de almoço só com a mãe, no Restaurante Giuseppe e Joaquim, antes de um ensaio especial, e mais não posso contar. 

Mimos, descanso e muita energia para uma semana com muito trabalho, formação e preparativos do casamento do próximo sábado.

Boa semana! :)

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Praia

Hoje a manhã foi assim. Tranquila, na praia, com a companhia do Miguel Esteves Cardoso, Como é linda a puta da vida
Saudades do cheiro do melhor protetor solar do mundo, que não é mais do que cheiro a verão. Saudades dos vestidos e das roupas leves e claras. Dos fins-de-semana na piscina ou na praia, na Figueira. Das jantaradas de Verão com os amigos. 
Bom tempo, espero que tenhas chegado para ficar! 

quarta-feira, 22 de maio de 2013

E continuamos em modo saudável

Parece que [finalmente] chegou a primavera e o bom tempo, esperemos que para ficar e, como temos casamento daqui a menos de duas semanas, por aqui continuamos em modo saudável, com as receitas e sugestões das Go go girls, que estão a seguir à risca a dieta dos 31 dias e após uma semana já viram resultados. Realmente as receitas são ótimas, já fiz algumas e adorei. Ficam as sugestões:

Courgette no forno temperada com alho em pó e azeite

Cogumelos e gambas salteados em azeite e molho de soja 

Ameijoas à bulhão pato

Empadão mexicano. Fiquei muito fã!!! Ajustei a receita: carne picada só de peru e apenas um quejo

O meu lanche diário, ao qual acrescentei os morangos [para não passar fome ;)]

terça-feira, 21 de maio de 2013

Fim-de-semana em festa!

O fim-de-semana foi ótimo, com família toda à volta da mesa no sábado e no domingo. A festa da aldeia da minha avó materna é como um Natal a meio do ano, encontra-se a família toda. E quando digo família toda, refiro-me à família da família da família, porque felizmente a minha família próxima [acho que nunca vos disse que são cinco tios, cinco tias, seis primos e a minha mana bebinha, portanto somos oito netos] apesar de bem grande, reúne-se várias vezes por ano [a bem dizer, sempre que alguém faz anos ou encontra um pretexto para uma grande festa]. 
Este fim-de-semana é uma tradição e sabe tanto a felicidade como a nostalgia. É um marco do ano, daqueles que nos faz ter consciência da velocidade do tempo porque parece que foi ontem "a Festa" do ano passado e do ano anterior e do ano anterior. Porque falamos na "Festa" desde cedo, porque ansiamos por esta reunião de família em que a minha avó prepara a canja de galinha, a chanfana, os negalhos, a sopa de pão, as costeletas de cabra, o bacalhau e o arroz de cabidela para todos com o maior amor e com a maior vaidade de quem sabe que tem uns filhos orgulhosos da cozinha da mãe. 
Mais uma vez a minha mãe e a minha tia madrinha [as meninas da minha avó] levaram o andor na Procissão,  este ano com o meu apoio e do meu primo F..
Pela primeira vez fiz o percurso todo da procissão e reconheci aquela aldeia onde cresci e, sem saber, fui tão feliz. Foi muito bonito.
Não tenho fotografias dos pratos da chef minha avó. Confesso que não me lembrei. 
[E foi um quilo que engordei, mas isso não interessa nada!]

sábado, 18 de maio de 2013

De comer e chorar por mais #6

Já faz algum tempo que não aparece por aqui esta rubrica. Por isso, hoje deixo-vos mais uma sugestão :)

No Verão passado fomos de férias [pela primeira vez, que me recorde] para o sotavento algarvio.

Nos feriados de Junho tínhamos estado na nossa praia de eleição do Algarve, a Praia dos Salgados, onde tivemos uns maravilhosos dias de sol, vento e frio. O pé na água do mar fazia doer os ossos, qual água gélida da Figueira da Foz. No seguimento da sugestão da família [e para não corrermos o risco de 15 dias de vento e frio em vez de sol e calor em Agosto], lá fomos para o lado quente e abafado do Algarve.

Conhecemos a Praia Verde (e outras praias deliciosas na zona de Tavira) e o restaurante Pezinhos n'Areia. Conhecemos, gostámos e voltámos. E queremos voltar!!!

Restaurante na praia, de dia com um ambiente relaxado e fresco e que, à noite, se torna quente, cuidado e elegante. A carta é um desafio para quem, como eu, gosta de tudo o que vem do mar.

Quando voltar ao Algarve, mesmo que não vá para a Praia Verde irei, certamente, voltar ao Pezinhos n'Areia.

Entradas

Arroz com caril de gambas

Esparguete com gambas, ameijoas e tomate

Cheescake

sexta-feira, 17 de maio de 2013

quinta-feira, 16 de maio de 2013

56,700

Quando tive consulta com a nutricionista definimos como objetivo perder os 4 kg que tinha a mais até dia 16 de Maio. Ora bem, não foram 4 kg, mas foram 3,3 kg. Estou muito orgulhosa e satisfeita porque, mesmo tendo cometido várias algumas facadinhas na dieta que definimos, quase consegui cumprir o objetivo. Depois deste resultado, muita motivação para continuar a alimentação saudável, não só para perder as 700 gramas em falta, mas também para continuar a sentir-me bem! :)
Voltei aos pratos coloridos e a novas receitas, que as amigas da minha irmã ["Go go girls" :)] fazem o favor de partilhar comigo.

As minhas saladas bem coloridas

Primeira sugestão GGG: bife de peru com fiambre de frango, queijo mozzarela, tomate e oregãos com alface

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Coragem

A noticia mais divulgada nas redes sociais ontem diz respeito à operação que a Angelina Jolie fez para prevenir o cancro da mama. Se já gostava dela como atriz, agora admiro-a pela coragem e pela imensidão do seu amor pelos filhos, que a levou a fazer uma mastectomia integral no sentido de proteger os filhos da dor que ela própria viveu, perder a mãe cedo por causa de cancro da mama. 
Infelizmente sei o que é ter a mãe com cancro da mama, felizmente a minha mãe está entre nós e conseguiu lutar contra esta doença que é sempre inesperada e cujo final é sempre imprevisível. Pensamos sempre que só acontece aos outros.
Não temos historial de cancro na família da minha mãe. A minha mãe é a pessoa mais saudável que conheço. Sempre fez ginástica, alimenta-se maioritariamente de peixe, frutas e legumes, nunca fumou ou bebeu. Deita-se cedo e levanta-se cedo [supostamente dá saúde e faz crescer]. As nossas preocupações [cá em casa], sempre foram com os tios e tias que fumam imenso, bebem, tomam trinta mil cafés por dia e têm uma vida de stress. Foi um choque. Na altura uma amiga dos meus pais estava com cancro da mama e a minha mãe terá ficado alerta para esta problemática. Em dezembro, depois do banho, sentiu que tinha um caroço no peito, fez os exames, cancro da mama. Só contou à família em Janeiro, por causa do Natal. Imagino os dias de angustia e sofrimento, sozinha, para nos proteger. Ainda me lembro da passagem de ano. A minha irmã foi com o J. para a Serra da Estrela, eu e o A. ficámos em casa dos tios com a família. "A minha mãe está estranha. Deve estar a aperceber-se de que estamos a crescer e a sair de baixo das asas dela", dizia eu ao A. Era muito, mas muito pior. A amiga dos meus pais sentia o caroço no peito há mais de um ano. Não deu importância porque como tinha uma filha com necessidades especiais, andava muito com ela ao colo. Associou o caroço a esse esforço acrescido. A F. fez a operação, retirou o nódulo e teve apenas sessões de radioterapia. A minha mãe tinha tido uma consulta de rotina em setembro e estava tudo bem. Em dezembro foi-lhe diagnosticado um dos piores tipos de cancro da mama. Fez quimioterapia, a operação para retirar o nódulo e radioterapia. 
Se vos contasse a história toda, parece sexto, sétimo sentido. Lembro-me como se fosse hoje. Entrei em casa naquele [primeiro] sábado de janeiro e perguntei logo o que se passava. Lembro-me da hesitação da minha mãe [que queria esperar pela minha irmã, que já sabia, para me contar], das primeiras palavras, "filha, a mãe está com um problema de saúde", nunca, nunca aquilo me passou pela cabeça. Berrei, chorei, indignei-me. Tudo, menos aquilo. Foi um período muito difícil, ainda mais porque estava em Lisboa. Só contei aos amigos mais próximos, para justificar a minha ausência. Até à operação e ao feedback, está controlado, nunca consegui falar com ninguém sobre o assunto, sobre a minha mãe tem cancro da mama. As pessoas falavam-me de situações, familiares que vivam situações semelhantes e eu nunca consegui falar abertamente sobre o assunto até saber que iria ficar tudo bem. É verdade, existe uma dificuldade associada a pronuncia da palavra cancro. Para mim existiu a dificuldade acrescida de dizer a minha mãe tem cancro da mama. Medo. Medo de ouvir alto e em bom som. Medo do final. Medo desta doença. 
Tenho o maior orgulho na minha mãe e na minha família. Um dia, alguém na empresa lhe disse "a Dra deve ter muito amor e suporte da sua família, apesar do que esta a passar está sempre bem". O pensamento positivo e o amor são determinantes, nesta luta que é a luta pela vida, durante uma vida, porque a preocupação, o medo, esses nunca, mas nunca irão desaparecer. Por ela e por nós.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Hangover

A semana passada terminou com muito trabalho: formação e a viagem à Covilhã, para a comunicação.
O fim-de-semana foi longe, despedida de solteira, 16 raparigas, uma casa, piscina e sol, muito sol.
Ontem cheguei a Coimbra e ainda tive jantarada de família por causa da Primeira Comunhão da M. 
E para começar bem a semana, hoje duas reuniões muito, muito importantes.
Sinto-me de ressaca...acho que amanhã vou passar o dia no sofá para, finalmente, descansar.
[Ah, e hoje, entre uma e outra reunião, consegui comprar o vestidinho para o primeiro casório :))]

 Work outfit 

Weekend outfit 

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Barcelona #2

E como não podia deixar de ser, Barcelona foi "de comer e chorar por mais". 
[O Lonely Planet nunca falha]

O jantar do primeiro dia foi no restaurante La Mesa, em Castelldefels, onde ficava o hotel. Este foi aconselhado pelo TripAdvisor. Várias cozinhas. Ótimo. Entrada, salada para mim, já não me recordo do nome do prato do A. e, no final, bolo de cenoura. De fazer crescer água na boa :)


No primeiro dia em Barcelona deliciamos-nos com esta Paelha de Marisco no Restaurante Can Majó, em La Barceloneta, à beira da praia. Estávamos mais do que satisfeitos com o prato, mas não podíamos deixar de pedir uma sobremesa. Das melhores sobremesas que provei até hoje: mosse de chocolate branco com maracujá. Indescritível! O Can Majó é um dos melhores restaurantes de peixe de Barcelona segundo o guia, não é muito acessível, mas vale bem a pena!


No dia em que fomos a Montjuic decidimos ir ao Tickets, um restaurante de um chef conhecido, também recomendado pelo LonelyPlanet. Quando chegámos foi-nos dito que só é possível jantar com marcação através da internet. Um restaurante todo xpto. Ficamos desolados, fizemos cara triste para convencer a senhora a deixar-nos entrar e nada. Foi ela que nos recomendou a Casa de Tapas Cañota. Não sei como era o Tickets, mas ficámos mesmo fãs deste restaurante, onde queríamos voltar no dia seguinte. 


Entradinhas boas [azeitonas...hmm... ]

Batatas bravas [segundo o A. as melhores de sempre] e mexilhões

Não me recordo do nome do primeiro prato, mas era divinal! O hambúrguer tem 2 estrelas michelin, por mim podia ter 5!!!

A carta original...acreditem que encontrámos a felicidade, mas a felicidade não é de mais...e pedimos esta deliciosa sobremesa...

No último dia almoçamos num restaurante vegetariano em Castelldefels [o primeiro recomendado pelo TripAdvisor, que no dia do jantar no LaMesa estava encerrado]: Sukha Espai Vegetaria
Para além do espaço agradável e original, com um ar super leve e saudável, rendemos-nos aos pratos vegetarianos com legumes e tofu. O pão caseiro, cheio de sementes e frutos secos. A entrada, tempura de alcachofra e falafel. Hmmm...



E jantámos perto da Rambla, no Elisabets, em El Raval. O típico restaurante/bar simples de tapas. E bastante acessível face à qualidade dos pratos. [Tão bom, tão bom, que só me lembrei de tirar estas fotografias...]

[Que gulaaaa....:)]

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Bom Dia, Covilhã!

Hoje estou por aqui, para apresentar o primeiro artigo que escrevi este ano, no International Congress on Safety and Labour Market. 




terça-feira, 7 de maio de 2013

Barcelona #1

Adoro mercados. Em Madrid, sempre que posso, vou ao Mercado San Miguel ou ao Mercado San Antón. Em Barcelona fiquei fascinada pelo Mercat de La Boqueria [no centro estivemos noutros dois mercados bastante agradáveis também, e menos turísticos]. 
Adoro o fresco, as cores e os cheiros. Se fosse possível ficava horas a adorar aquelas montras de frutas, sumos, flores, doces, salgados, enchidos, pimentos. Vá, e a petiscar também :)
Só de olhar para estas fotografias...hmm...











Para mim, framboesas. Portei-me bem! :)

Ponto de situação VivaFit

Este mês (Abril), fui a sócia do mês, com mais idas ao ginásio. Parabéns a mim!!! 
E qual não é o meu espanto quando chego ao ginásio e peso menos 1kg do que na semana passada! 
Haja motivação para continuar!!!

Mundo ao contrário

O meu dia de ontem estava planeado ao pormenor. Responder a e-mails e adiantar trabalho de manhã, fazer sopinha e um almoço saudável para retomar a dieta que ficou em casa [também teve direito a férias], preparar o post sobre Barcelona e ir até à Fuencarral procurar um vestido para um casamento. Nada feito. O mundo virou-se ao contrario. Há dias assim. Mas são os dias menos bons que nos fazem dar valor e saborear os dias bons, que certamente aí virão.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Boa semana!

Mercat de la Boqueria 

Com muita cor, muita alegria e muitas saudades de Barcelona! 

domingo, 5 de maio de 2013

Dia da Mãe

Porque eu tenho a melhor mãe do mundo.
Um exemplo de vida, de amor, de força e de coragem.

De volta

Fico em Madrid até Terça, resolvi fazer uma surpresa e um miminho ao meu <3, mas não é a mesma coisa!

Porque é que o que é bom passa [tão] depressa?